GERAÇÃO DISTRIBUIDA SOLAR
ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA
SOMOS ESPECIALISTAS EM:
- Elaboração e implantação de projetos;
- Manutenção de sistemas isolados, conectados à rede ou híbridos;
- Projetos de geração compartilhada (fazendas solares);
- Execução do processo completo, desde a solicitação de acesso (on-grid) até a ligação a rede ou o comissionamento (off-grid);
- Aprovação de financiamento (dependente de cadastro do cliente).
DETALHAMENTO TÉCNICO
O QUE É ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA?
Energia Solar é a eletricidade obtida através da conversão direta de luz solar em eletricidade, através do efeito fotovoltaico.
COMO A ENERGIA SOLAR É GERADA?
O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas, normalmente feitas de silício ou outro material semicondutor. Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, gerando assim eletricidade.
OS TRÊS TIPOS DE SISTEMAS DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA
- sistemas isolados (também conhecidos como off-grid),
- sistemas híbridos;
- sistemas conectados à rede (também conhecidos como on-grid ou grid-tie).
SISTEMAS ISOLADOS (OFF-GRID)
São os sistemas fotovoltaicos que não são conectados à rede elétrica. Podem ser com ou sem armazenamento.
Sistemas Isolados com armazenamento
Mais comum dos sistemas isolados, o armazenamento da energia gerada pelos módulos solares é feito através da utilização de banco de baterias para posterior utilização das cargas de consumo ou utilização no período noturno.
Sistemas Isolados sem armazenamento
São sistemas cuja energia gerada pelos módulos solares é utilizada no momento da geração.
SISTEMAS HÍBRIDOS
São sistemas que trabalham com mais de uma fonte de energia além da geração solar. Consistem na combinação do sistema de energia solar fotovoltaica com outras fontes de energia como o diesel, geradores eólicos, banco de baterias etc.
SISTEMAS CONECTADOS À REDE (GRID-TIE OU ON-GRID)
São os sistemas cuja potência gerada pelos módulos fotovoltaicos é entregue diretamente à rede elétrica. Nesse caso, a energia gerada através dos módulos solares, representa uma fonte de energia complementar à energia da distribuidora a qual o usuário está conectado. São sistemas que geralmente não utilizam armazenamento de energia, pois toda energia gerada pelos módulos solares fotovoltaicos (durante o dia), é entregue à rede elétrica instantaneamente. O inversor é instalado entre o sistema gerador fotovoltaico e o ponto de fornecimento à rede, recebendo a energia gerada pelos módulos fotovoltaicos em corrente contínua e convertendo em corrente alternada, sincronizando e injetando na rede elétrica. A energia solar fotovoltaica gerada não é destinada a uma carga específica, abastecendo toda a residência/ comércio/ indústria, juntamente com a rede elétrica da distribuidora.
GERAÇÃO DISTRIBUÍDA
Prática de um consumidor, cliente cativo, gerar sua própria energia a partir de fontes renováveis ou cogeração qualificada, e injetar o excedente ou a energia não consumida, na rede da distribuidora, para sua utilização em momento posterior (SCEE: Sistema de Compensação de Energia Elétrica).
- Microgeração Distribuída, central geradora de energia elétrica, com potência instalada menor ou igual a 75 kW;
- Minigeração Distribuída, central geradora de energia elétrica, com potência instalada maior que 75 kW e menor ou igual a 3MW para fontes hídricas ou menor ou igual a 5 MW para as demais fontes renováveis de energia elétrica ou cogeração qualificada.
MODALIDADES DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA
- Autoconsumo Local: Consumidor gera sua própria energia junto a carga;
- Autoconsumo Remoto: Consumidor gera sua própria energia distante da carga;
- Geração Compartilhada: na forma de consórcio ou cooperativa, em que um grupo de consumidores se reúne para financiar ou alugar uma Fazenda Solar, sendo o local de geração e os locais de consumo atendidos por uma mesma distribuidora. Nesse caso, os consumidores se juntam para dividir os custos da unidade geradora de energia solar e, como é óbvio, compartilham também os benefícios. O consumidor recebe os créditos de energia correspondente ao seu investimento na fazenda.
- Empreendimento com múltiplas unidades consumidoras (EMUC): utilização da geração da energia elétrica de forma independente, no qual cada fração com uso individualizado constitua uma unidade consumidora e as instalações para atendimento das áreas de uso comum constituam uma unidade consumidora distinta, de responsabilidade do condomínio, da administração ou do proprietário do empreendimento