ANALISE DE ENERGIA
QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA (QEE)
ANÁLISE DE ENERGIA: ANÁLISE DA QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA
- Análise da “Qualidade da Energia Elétrica (QEE)”;
- Elaboração de “Laudos e/ou Relatórios de Qualidade de Energia Elétrica”, em conformidade com o PRODIST-MÓD 8, IEEE 519 e IEC 61000-4;
- Verificação e Análise de Oscilações Transitórias (Impulsivas e Oscilatórias) e as VTCD (Instantâneas, Momentâneas e Temporárias);
- Verificação e Análise das Distorções Harmônicas;
- Estudo de Variáveis Elétricas para estudo de Potencia (kW) e Energia (kWh);
- Utilização de equipamentos (analisador de energia) Classe A ou S.
LAUDO TÉCNICO
Nosso Laudo Técnico inclui um detalhamento estatístico de todas as grandezas analisadas, incluindo valores máximos, mínimos e histogramas. Além disso, concluímos com “Conclusões/Recomendações”, onde nossa equipe técnica oferece detalhes e sugestões para correção das anomalias identificadas.
DETALHAMENTO TÉCNICO
A Análise da Qualidade de Energia Elétrica, ou simplesmente Análise de Energia, é o estudo de desvios que possam ocorrer na magnitude, forma de onda ou frequência da tensão e corrente.
A Qualidade de Energia Elétrica, diz respeito à conformidade do produto Energia Elétrica e aos seus indicadores, que pode ser interpretada como a capacidade do sistema elétrico de fornecer energia com tensões equilibradas e sem deformações de forma de onda.
Do ponto de vista ideal, seria a disponibilidade de Energia Elétrica com tensões senoidais, equilibradas e com amplitude e frequência constantes.
Para o Estudo da Qualidade e Energia Elétrica devemos adotar os procedimentos, terminologias e valores de referência, contidos no PRODIST-MÓDULO 8 (Procedimento de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional – Qualidade de Energia Elétrica), em conformidade com sua última versão.
Como o procedimento só leva em conta o estudo da tensão, para a ampliação do escopo do Estudo de Qualidade de Energia, devemos introduzir as normas internacionais IEEE 519 e IEC 61000, para o estudo das anomalias de corrente, além da inclusão de potência e energia.
O equipamento utilizado para o estudo, o Analisador de Energia, deve ser de Classe A ou S, estar com calibração válida e apropriadamente programado para a coleta das variáveis definidas para o estudo.
Um conjunto completo de Medições de Qualidade de Energia Elétrica, que deve ser elaborado para subsidiar a Análise e/ou o Estudo de Qualidade de Energia, deve conter:
- Tensão em regime permanente;
- Corrente;
- Desequilíbrio de Tensão e Corrente: FD95%;
- Corrente no Neutro;
- Potência Ativa (Demanda);
- Energia Ativa e Energia Reativa (Consumos);
- Fator de Carga e Fator de Demanda;
- Fator de Potência e falta de kVAr;
- Distorção harmônica de Tensão: DTT95%, DTTp95%, DTTi95% e DTT395%;
- Distorção harmônica de Corrente: DTC95%;
- Variação de tensão de curta duração (VTCD): dip, swell e interrupção;
- Flutuação de Tensão;
- Transientes;
- Frequência.
Os Laudos e/ou Relatórios de Qualidade de Energia Elétrica, são documentos técnicos e devem conter em seu memorial descritivo, o resultado das análises e estudos das variáveis elétricas abordadas, utilizando limites e/ou valores de referência, adotados pelo PRODIST MÓD 8, IEEE 519 e IEC 61000, formando um conjunto completo de informações, a respeito das condições da Qualidade da Energia Elétrica, do circuito analisado.